O uso da terra como material de construção pertence à tradição dos mais diversos povos ancestrais do planeta e se faz presente em diferentes culturas do mundo.
A prática milenar pode ser observada em diversas construções famosas, a exemplo das citadas acima, como também em diversas residências pelo mundo. Ela reduz o impacto ambiental de uma construção e proporciona espaços mais saudáveis para quem os habita.
A indústria da construção civil é responsável por uma significativa parcela das emissões dos gases que produzem o efeito estufa na atmosfera. Precisamos rever a forma como habitamos o planeta.
Nesse contexto, as construções com terra são uma alternativa ideal para a criação de um futuro mais sustentável e harmonioso. Além do benefício evidente da sustentabilidade, este recurso saudável, abundante e de baixo impacto ambiental tem inúmeras qualidades que o tornam a terra uma ótima escolha de
1. A terra regula a umidade do ambiente
A terra é capaz de absorver e liberar a umidade mais rápido, numa maior extensão do que qualquer outro material de construção, o que lhe permite equilibrar a umidade interior.
2. A terra armazena calor
Como todos os materiais densos, a terra armazena o calor. Em zonas climáticas onde as diferenças de temperatura são amplas, tornando-se necessário armazenar o calor solar por meios passivos, a terra é capaz de equilibrar o clima interior de um ambiente.
3. A terra ajuda a poupar energia e diminuir a poluição ambiental
A terra praticamente não produz poluição ambiental em relação a outros materiais de construção. A preparação, transporte e manuseio da terra em uma obra requer apenas 1% da energia necessária para a produção, o transporte de blocos cerâmicos ou concreto armado.
4. A terra é reutilizável
A terra pode ser reciclada inúmeras vezes durante um período extremamente longo, desde que não seja estabilizada com cimento. A terra seca pode ser reutilizadas após imersão em água, por isso nunca se torna um material residual que prejudica o meio ambiente.
5. A terra economiza material e os custos de transporte
O solo argiloso é frequentemente encontrado no local de uma obra, de maneira que o solo escavado para as fundações pode ser utilizado em seguida para a construção.
6. A terra é ideal para a autoconstrução
Desde que o processo de construção seja supervisionado por uma pessoa com experiência, as técnicas de construção com terra podem ser geralmente executadas por não profissionais. Como os processos envolvidos são de trabalho intensivo e requerem apenas ferramentas e máquinas acessíveis, são ideais para a autoconstrução.
7. A terra preserva a madeira e outros materiais orgânicos
Devido ao baixo teor de umidade em paredes construídas com terra, de 0,4 a 0,6% do seu peso, e a sua elevada capilaridade, a terra conserva os elementos da madeira que permanecem em contato, mantendo-o secos.
Manual de Construção com Terra
Se você é um arquiteto, engenheiro, construtor ou uma pessoa interessada na construção com terra, o livro Manual de Construção com terra é uma leitura essencial.
Como sugere o título, a publicação apresenta de forma aprofundada as propriedades da terra como material de construção e sua aplicação nas diversas técnicas construtivas, funcionando como um manual prático de construção.
O Manual de Construção com Terra é fruto do estudo de um dos maiores especialistas em arquitetura sustentável da nossa atualidade: Gernot Minke.
No livro, o arquiteto alemão que reúne teoria e prática, traz ensinamentos resultantes de mais de cinco décadas de pesquisa em seu laboratório na Universidade de Kassel, na Alemanha, e de seus projetos e obras magníficas ao redor do planeta.
Abóbadas, cúpulas, tetos verdes, construções com terra que utilizam tecnologias inteligentes de otimização de energia são alguns dos trabalhos de Minke pelo mundo e são compartilhados com detalhes na publicação.
O livro é uma das obras técnicas mais completas sobre a arquitetura e construção com terra. Ele já foi publicado em mais de 12 idiomas e encontrava-se indisponível para o público Brasileiro.
Edição atualizada e ampliada
A nova edição do Manual de Construção com Terra, publicada pela Solisluna Editora em parceria com a plataforma mapadaterra.org, conta com criteriosa revisão técnica e apresenta novos projetos realizados no Brasil e América Latina, com adequações ao contexto climático do hemisfério sul.
Formato ampliado com 22 x 28 cm, 224 páginas, costurado e com capa cartonada. Este importante livro é ricamente ilustrado com plantas, croquis, detalhes técnicos, fotografias em preto e branco e coloridas.
"Sinto uma particular satisfação em ver que o Manual de Construção com Terra é publicado com esta edição ampliada e atualizada no Brasil, um país enorme, com uma grande demanda de construções ecológicas e do uso de materiais naturais que respeitam o meio ambiente", disse o autor.
Clique no botão a seguir para adquirir o seu exemplar.