2023: um ano Solislúnico

Fim de ano. Tempo de fazer um balanço do que vivemos nos últimos 12 meses. E já inicio o texto afirmando que a palavra que resume nosso 2023 é: GRATIDÃO! Escrita desse jeitinho, em letras garrafais, maiúsculas, caixa alta. Como quem grita. Um grito de felicidade, claro! Afinal, esse é o ano em que a Solisluna completa 30 anos.

Foi um ano de celebração, pensado justamente para ser marcante para nós, nossos parceiros e leitores. Promovemos diversas ações, mas uma delas nos pegou especialmente de jeito: o Concurso de Ilustração Encontro do Sol com a Lua. A partir dele, tivemos contato com mais de 400 artistas visuais de várias partes do mundo. Trinta desses profissionais passaram a compor a Exposição Encontro do Sol com a Lua, outra iniciativa que fez nosso coração bater mais forte neste 2023.

Demos continuidade ao belíssimo projeto Museu Virtual Nações do Candomblé, com atualização de imagens e informações sobre a expedição cultural do mestre Mateus Aleluia pelo Continente Africano, que virou exposição na Casa do Benin, em Salvador. 

 

Kin, Bel Santos e Valéria na FLIPF, Lançamento de Oxóssi de Edsoleda na Flipelô, Curso de escrita criativa com Sara Bertrand, Palestra Escrever as mães com Lilia Gramacho e Sara Bertrand, Lançamento O que. é o tempo de Alessandro Marimpietri e Esteban Vivaldi.

Participamos de importantes eventos literários, no Brasil e fora dele: Feira de Bolonha, na Itália, em dois estandes - do Instituto Emília e do Brazilian Publishers; Primavera dos Livros, A Feira do Livro e Flisampa, em São Paulo; Flipelô, em Salvador; Flica, em Cachoeira (BA); FLIPF, em Praia do Forte (Mata de São João, BA); Fligê, em Mucugê (BA); Fliti, em Tiradentes (MG); e Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil, em Ouro Preto (MG). Neste último, tivemos a honra de receber Maria Teresa Andruetto, autora de Os Afogados, livro publicado na parceria editorial entre Selo Emília e Solisluna. 

Na área da educação, tivemos dois livros selecionados no Programa Nacional do Livro Didático PNLD 2022: Que bicho doido! (Enéas Guerra); e A união faz a colcha (Antônio Miranda e Enéas Guerra). 

Realizamos a concorrida (com razão!) Oficina de Escrita Criativa Diário de Viagem, com Sara Bertrand. E, claro, lançamentos de muitos livros! Inclusive, dois deles assinados por Sara: A memória do bosque e Lá fora, os fantasmas. Estreamos no universo das HQs, com a graphic novel Roma Negra, de Esteban Vivaldi. Lançamos: Oxóssi, mais uma obra da coleção Lendas Africanas dos Orixás, de Edsoleda Santos; Transbordos, de Luiz Afonso Costa; Quem você quer se tornar?, de Norma Teixeira Vicente; Corpo fechado, de Francisco Lima Cruz Teixeira; O que é o tempo?, do psicólogo Alessandro Marimpietri; Parelheiros idas e vi(n)das, de Bel Santos Mayer, Infâncias e escritas, ambos projetos Solisluna/ Selo Emília; e Uma viagem nos direitos das crianças, que deu início à parceria Solisluna, Selo Emilia e Reggio Children. Para encerrar, agora em dezembro tem mais dois lançamentos: Ninoca Dorminhoca, de Natália Paiva e Luci Sacoleira; e De onde veio meu irmão?, de Tanila Amorim e Camila Alemany. 

Lançamentos 2023


E, por último, mas não menos importante, em 2023 celebramos a obra de Enéas Guerra, 73 anos, nosso sócio-criador, que há cinco décadas é referência nas artes visuais não apenas da Bahia, mas do Brasil. 

Ah, nesse ano também trouxemos ao mundo a News da Solis, com informações sobre a Solisluna. Já estamos na sexta edição! 

Em resumo, podemos dizer que 2023 foi um ano maravilhoso, solar, único. Um ano SOLISLÚNICO! Obrigada a você, que fez parte dele. Que venha 2024!

Um beijo de sol e lua,

 

 
Valéria Pergentino
Sócia-criadora da Solisluna Design Editora

 

 

Selo Solisluna 30 Anos
Voltar

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.

1 de 4