newsletter - agosto 2023


Olá, chegou a newsletter da Solisluna ☀️
‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ 
Banner Solisluna

Olá, tudo bem?

Você vai ler nesta edição: 
-
A marca do beijo
-
Um papo com Sara Bertrand
-
Solisluna na Flipelô
-
Reta final para se inscrever no concurso de ilustração
- Oficina de escrita criativa ‘Diário de Viagem’ 
- Lançamentos da Solisluna

A marca do beijo

Neste ano que a Solisluna completa 30 anos, estamos realizando diversas ações para celebrar a data. Uma delas é o ‘Concurso de Ilustração Solisluna - Encontro do Sol com a Lua’, que foi tema da nossa newsletter de julho, e cujas inscrições estão na reta final.

Ainda dá tempo de participar, as inscrições encerram 3 de agosto. O link para informações e para se inscrever é concurso.solisluna.com.br. O interessado deverá desenvolver um desenho inspirado no tema ‘Encontro do sol com a lua’.

Produzir esse concurso me remeteu à origem da nossa marca. Como escrevi na newsletter anterior, eu e Enéas Guerra somos sócios-criadores da Solisluna e nos conhecemos em uma gráfica de Salvador. Depois desse encontro, ficamos amigos e resolvemos fazer uma viagem para a Chapada Diamantina...

Leia o editorial completo

 

Me parece que não há experiência melhor (depois de ler, certamente, e depois de escrever, às vezes) que esse encontro aberto com leitores. São momentos de parar, alimentar a conversa e permitir reflexões que nem sempre acontecem no cotidiano”.

Sara Bertrand

Um papo com Sara Bertrand

Em agosto, a autora chilena Sara Bertrand desembarca no Brasil para uma série de atividades em Salvador e São Paulo.

Na programação, estão os lançamentos dos livros ‘A Memória do Bosque’ e ‘Lá fora, os Fantasmas’, pela Solisluna/Selo Emília, o curso de escrita ‘Diário de Viagem’, realizado pela Solisluna; bate-papo com leitores e minicurso na Flipelô - Festa Literária Internacional do Pelourinho.

Natural de Santiago, a escritora já esteve uma vez na Bahia, ocasião do lançamento do seu primeiro título publicado no Brasil, ‘A Mulher da Guarda’ (Solisluna/Selo Emília).

Nessa entrevista, ela fala sobre os novos projetos, a relação com a Solisluna e com a Bahia.

Leia a entrevista completa

Aconteceu

Congresso de literatura comparada

Em julho, a Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador, foi sede do XVIII Congresso Internacional da Abralic (Associação Brasileira de Literatura Comparada). Durante o evento, a Solisluna realizou exposição e vendas do seu catálogo de livros.

Imagens e Imaginários 

A Solisluna Editora também marcou presença no evento ‘Imagens e Imaginários - Encontro para Acender as Ideias e Aquecer os Corações’, sobre literatura de infância, no Museu de Arte da Bahia (MAB) em Salvador. A editora Valéria Pergentino participou do bate-papo ‘Desafios da Produção - Edição - Circulação de Livros que exploram a Pluralidade’, e a autora Edsoleda Santos falou sobre ‘Imaginários Plurais e suas Representações Simbólicas na Literatura’.

Vai acontecer

Solisluna na Flipelô

Com o lançamento de novos livros, a Solisluna tem lugar garantido na sétima edição da Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô), que acontece de 9 a 13 de agosto, em Salvador. Os autores Edsoleda Santos, Enéas Guerra, Esteban Vivaldi, Iêda Marques, Lilia Gramacho, Luis Afonso Costa e Sara Bertrand vão participar do evento em diversos espaços do Centro Histórico de Salvador.

Este ano, a homenageada é Mãe Stella de Oxóssi (1925-2018). Em nosso catálogo,  os leitores encontram a obra ‘A Ialorixá e o Pajé’, um relato sobre o período em que Mãe Stella ainda era uma jovem enfermeira. A história narra um encontro de Mãe Stella com um Pajé, e a troca de conhecimentos sobre plantas, ervas medicinais, raízes, sementes, folhas e rituais entre uma pessoa nascida na cultura afro-brasileira e outra na cultura indígena.  

Leia mais e conheça a programação completa

concurso de ilustração

Últimos dias das inscrições

Chegamos à reta final das inscrições para o ‘Concurso de Ilustração Solisluna - Encontro do Sol com a Lua’.
Podem participar artistas visuais brasileiros e estrangeiros, com idade a partir de 21 anos. O interessado deverá ilustrar, em qualquer técnica física ou digital, um desenho inspirado no tema ‘Encontro do sol com a lua’.

As inscrições vão até as 23:59 do dia 3 de agosto (quinta-feira).

Oficina de escrita criativa com Sara Bertrand

Realizado pela Solisluna, o curso de escrita criativa ‘Diário de Viagem’ acontece em Salvador. Serão duas aulas, nos dias 7 (segunda-feira) e 8 de agosto (terça-feira), sempre das 18h30 às 21h30. Voltado para adultos, o objetivo é traduzir a observação do cotidiano em texto.

“A proposta é olhar para a nossa vida cotidiana como algo extraordinário, diferente, e assim perceber o incomum no comum. Qualquer vida pode ser narrada. Em outras palavras: todos nós somos um romance a ser escrito e, para isso, só precisamos nos colocar à disposição"

vagas esgotadas.

Lançamentos

“Não existe escuridão que resista às risadas, não há tristeza que enfrente cosquinhas.  Quando a mamãe está as sombras descansam até outro dia”.
Leia mais

Lá fora, os fantasmas
a memória do bosque

As árvores não falam! Claro que sim, se você parar no meio do bosque, pode escutá-las.
A princípio, pensará que elas reclamam, porque seus ouvidos estão acostumados ao barulho das coisas, aí você espera...
Leia mais

Oxóssi vive na floresta com o seu Ofá (arco e flecha). Esperto e ligeiro, torna-se um habilidoso caçador, desempenho importante para exercer seu papel de provedor dos lares. Leia mais

oxóssi
roma negra

Três histórias ou narrativas entrelaçadas, tendo como referência a Bahia, a Roma Negra ou Cidade da Bahia e o Mar, onde tudo começa, pelo desejo de sabê-lo, e onde tudo termina, abrigo dos mistérios e encantamentos.

"Se os adultos não são inteligentes, não pensam e não protegem as crianças."

 

As palavras das crianças evocam mundos e significados distantes e ignorados para os quais nós, adultos, ficamos frequentemente surdos e insensíveis.

Então, que tal ler e ouvir a verdadeira e direta voz das crianças? É o que propõe o livro escrito e ilustrado por meninos e meninas do mundo todo, editado pela Solisluna e Selo Emília em parceria com a Reggio Children. Dar voz à infância é a corajosa aventura desta publicação, pautada nos princípios da abordagem educacional Reggio Emilia, que coloca a criança como autora primária das próprias vidas.

Saiba mais

 

selo 30 anos solisluna

Agradecemos por ler a newsletter mensal da Solisluna. Fique à vontade para compartilhar e seguimos em contato nas redes sociais.

Solisluna
Você recebeu este email pois está cadastrado em nossa lista.
Não quer mais receber esses e-mails?
© 2023 Solisluna Editora
Voltar